quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Degustação de Vinhos - Parte 3

As noites do dia 19 e 20 de setembro, malgrée du clima et que j´étais très mal à la gorge, foram sensacionais. Isso porque fui apresentada pelo professor Ronan Kerrest a alguns amigos muito interessantes, três dos quais simplesmente INOUVIDABLES, INESQUECÍVEIS! Falo dos vinhos que conheci nas III e IV Degustação de Vinhos com o Professor Kerrest. 

No dia 19 de setembro estava sem equipamento algum para tirar fotos, de forma que a degustação na Aliança Francesa restou um pouco prejudicada. Contudo, na ocorrida no Daniel Briand pude tirar bastantes fotos. Assim, vou considerar como uma só degustação e falar dos vinhos de ambas as degustações como se uma só fosse. Alors, allez-y!

Bem, para começar, deve-se dar créditos a Ronan Kerrest por escolher a Patisserie Daniel Briand como local de encontro. Um pedacinho da França em Brasília, com doces e salgados típicos, além de uma ótima localização, com decoração bucólica e emmeio a um belo jardim.


Para completar, Ronan, como acompanhamentos e harmonização do vinho, escolheu, além de pãezinhos quentinhos saídos do forno e água mineral (para limparmos o paladar e não ficarmos tão "altos), queijos tipicamente franceses, mas fabricados em Santa Catarina por uma francesa: Queijo Com Sotaque, disponível em:  https://www.facebook.com/queijocomsotaque?fref=ts. Saint Paulin, Comte, o fortíssimo Munster.... hummmmm.... Serviram-nos também doces típico, fabricados no próprio Daniel Briand: Ópera (massa de amêndoas, creme de café e creme truffé de chocolate), Macarrons de cereja, Tuile au Caju.... Ai, ai...

O principal, claro, du vin, sem palavras! 

1) Le Gravillas - Vendages 2007 - Sablet




De uma mescla de uvas Grenache, Roussane, Marssanme e Clairette, esse vinho branco fabricado em Côte du Rhône, região sudeste da França e conhecida pelo brilhantismo no cultivo de uvas para a produção do vinho, contém, a um primeiro olfato, notas de salinidade. Empós, oxigenado, percebe-se aromas cítricos de maçã verde, limão, abacaxi. O sabor vai evoluindo, de manteiga até brioche, sentindo-se ao final uma maior mineralidade. Teor alcoólico 13,5%. Aparência dourada. Harmoniza bem com aves ao molho, gruyère, gouda.
Um bom vinho.

2) Marsannay Domaine Jean Fournier 2008





O segundo melhor da noite do dia 20!Vinho branco produzido a partir de uvas de vinhas de 60 anos. 100% Ecocert, ou seja, um vinho orgânico sem o uso de agrotóxicos e, claro, Chardonnay! Proveniente da região de Bourgogne, esse vinho tem 14% de graduação alcoólica, possui aparência bela, com tom esverdeado na beira e límpido próximo à haste da taça. Aromas de mineralidade, madeira e maracujá. Harmoniza com muitos pratos, em especial frutos do mar e pescados. É comparado a um Grand Cru.

3) Château Lagorcé Bérnadas Moules en Médoc 2006



Cru Artisan da Região de Médoc, em Bourdeaux, com 60% Cabernet e 40% Merlot. Ótimo vinho! 12,5% de graduação alcóolica.

4) Domaine Chevalier Vinho Crozes 2010


Para alguns, o melhor da noite. Combinou muito bem com os doces. Sentia-se na boca uma sensação de frescor e potência. De uvas 100% Syrah, mais uma pérola de Côte du Rhône du Nord. Temperature de service: 17 -18 graus Celsius. 12,5% de graduação alcoólica. Cerca de R$180,00 a garrafa. Combina não só com doces, mas harmoniza com carnes vermelhas e grelhados.

5) Imagine - Château de la Mallevieille 2003




Safra antiga, 2003! Vinho da região de Bergerac, com uma gama de combinções de uvas: 50% Merlot, 15% malbec, 20% Cabernet Franc, 15% Cabernet Sauvignon! 13,15% de graduação alcoólica. Tendo Biau como produtor, do Sud-Ouest de Montravel, combina com carnes vermelhas, magret, caças, queijos e, claro, os doces de Briand! Excelente vinho, comparado facilmente, nas palavras do professor Ronan, a um Saint Emilion!


Continua...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

Que mulher sem coração! Essa é a frase que, na minha humilde opinião, melhor define a história de Nikolai Leskov. Catierina Lvovna é uma mulehr de comerciante que vive, melhor, sobrevive. Não devido à falta de meios de subsistência, mas a meios de divertimento e distração. Contudo, para ela só faltava uma oportunidade. E quando ela veio, a capa de moça pacata e "boazinha" caiu e Lady Lvovna mostrou-se com um desprovimento de escrúpulos que até a Lady Macbeth de Shakespeare invejaria. 



Afora o enredo, o livro é super bem escrito. O ideal é lê-lo de uma vez, até por ser bem curto e provido de um ritmo o qual vai se seguindo até o desfecho da história. Segundo edição da Editora 34 da obra, "Leskov é considerado um dos escritores russos que melhor penetrou a alma popular de seu povo (...)". Até os erros de concordância e linguagem dão à história propositadamente um ar de realidade e prendem o leitor, fazendo-o crer que mais que ler, ele escuta as vozes dos personagens.

Por fim, primeiro livro de Nikolai Leskov que li e super recomendado. Mais um da literatura russa que não decepciona.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os Reis Malditos - Volume 3




Os Venenos da Coroa, o Terceiro volume da série "Os Reis Malditos", de Maurice Druon, não deixa a desejar em comparação aos dois primeiros volumes. Apesar de ter preferido o segundo volume, esse livro é espetacular. Relata o reinado breve de dez meses de Luís X, o Cabeçudo, e da influência exercida sobre ele por sua esposa carola, Clemência. Além disso, a história foca no personagem do jovem lombardo sobrinho de Tolomei apaixonado pela pobre nobre e de seu amor proibido. O livro ainda inicia a apresentação das personalidades de personagens essenciais na trama, como é o caso de Felipe de Poitiers.

Mais uma leitura excelente! Rumo ao Quarto Volume, "A Lei dos Varões"!



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Dica do dia: lyrics training!

Uma dica ótima para quem quer treinar o ouvido no idioma que está aprendendo, adora música, quer se divertir ao mesmo tempo e pretende unir as três coisas em uma só atividade, voilà: Lyrics Training! 

http://lyricstraining.com/ 

Por esse site, você assiste a vídeos do you tube enquanto acompanha a música e tem de completar os espaços faltantes da música escrevendo! Ou seja, treina ouvido e escrita. Além disso, é possível escolher o nível entre iniciante, intermediário, avançado ou super avançado. 

É também uma oportunidade para conhecer cantores da atualidade e não fica somente atrelado a Greco, Montand, Becaud, Aznavour, Trenet, etc, que são inigualáveis, mas que de vez em quando precisam tirar uma soneca...

Uma cantora francesa que amei conhecer foi Indila. Para quem gosta da música Douce France, de Charles Trenet, recomendo escutar sem preconceito Dernière Danse, de Indila, assistindo ao clipe musical.

https://www.youtube.com/watch?v=K5KAc5CoCuk 





Bem, por ora é só!

Boa diversão! 

Ah! Merci, Professeur André Santiago, de la Aliance Française!


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como alugar e arrumar de forma rápida (e cansativa - mas que vale a pena!) um apartamento

Bonjour à tout le monde!



Hoje eu não poderia falar de outra coisa senão sobre o assunto que me tomou toda a semana - aliás as duas últimas semanas - o apartamento novo que resolvi alugar. Há dois posts mostrei a kitnete de 26 metros quadrados da qual me desfiz e comentei que estava me mudando para um apartamento de 64 metros quadrados, não foi isso mesmo? Pois bem, isso foi há duas semanas. E eis que vos informo que já estou 90% instalada, faltando tão somente o sofá e o espelho que já estão comprados! Só não chegaram (ainda!). Eu mesma estou surpresa. Realmente foi rápida a minha mudança. Não foi à toa. Tive que ter muita persistência, força de vontade e ajuda (mesmo que a uma distância de 2.000 quilômetros) dos meus pais amados.

Então, vamos à parte prática! A seguir, os passos para se mudar decididamente sem firulas e sem delongas!

Primeiro Passo) Seja decidido (a): Não adianta ficar no impasse da dúvida: me mudo ou não. Decida-se! Vá e pronto! Coo se diz no Ceará, meta as caras...

Segundo Passo) Comece a procurar em sites de empreendimentos imobiliários: em Brasília, um bom exemplo é o www.wimoveis.com.br. Separe os anúncios que já vêm com o valor do aluguel e condomínio e os que possuem localização e aspecto que lhe apeteçam. Importante verificar a segurança da área, o barulho, a vizinhança. Mas atenção: as fotos enganam. O apartamento que escolhi as fotos estavam tão mal tiradas que se fossem por elas eu nunca o teria visitado. Outra dica é não ir muito pela mobília ou pela decoração do apartamento. Muitas vezes o preço disso está embutido no aluguel e vale muito mais a pena pagar mais barato e comprar seus próprios móveis parcelando. Somando, dará o mesmo valor do aluguel, mas você estará pagando por algo seu.

Terceiro Passo) Prefira fiadores, mas de preferência pais, avós e tias/tios - até porque eles serão os únicos que toparão (a não ser que você tenha uma amiga - irmã como eu, hehehehe) . As demais garantias são uma furada.

Quarto Passo) Atenção para as condições do aluguel - more para pagar e não o contrário. Veja as condições do contrato Se o contrato é de mais de um ano, verifique se há cláusula de possibilidade de quebra de contrato em um ano com aviso prévio de 30 dias. Tente negociar o IPTU.  Leia a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91).

Quinto Passo) Faça a faxina ou peça para alguém de sua confiança fazê-la e aproveite para fazer a inspeção de vistoria. Analise as torneiras, boxes, janelas, portas, pisos, armários, tomadas, tudo, e avise a imobiliária caso haja problemas. Isso evitará transtornos futuros. Verifique se não há problemas de vazamento no banheiro ou na cozinha.

Sexto Passo) Hora de mobiliar. De olho na internet! Normalmente pela internet se acham os produtos BEEEM mais em conta que em lojas físicas. Para se ter uma ideia, no site "Compra Certa" adquiri uma geladeira quase 40% mais barata em relação à loja. E demorou tão-somente uma semana para a entrega. Considerando que vivemos em hemisfério sul, Brasil, esse é um prazo bastante razoável.

ATENÇÃO!! Cuidado para não comprar demais ou as coisas erradas. Planeje... Imagine... Crie... Uma boa decoração não precisa necessariamente ser cara. Isso é para pessoas ricas ou então para pessoas sem autoconfiança que gostam de pagar caro por coisas que não necessariamente valem a pena. Então, refletir sobre o que é necessário e o custo X benefício de algo é imprescindível. Exemplo: No meu caso, eu sabia que precisava de:

1) Um lugar para colocar meus livros, Cd´s e DVD´s (estantes e rack espaçoso);
2) Espaço para receber meus pais (apartamento com dois quartos);
3) Lugar para cozinhar e receber amigos para jantar (cozinha com espaço e mesa de jantar para 4 pessoas);
4) Lugar para assistir filmes (rack - o mesmo dos filmes é o mesmo da TV e Sofá retrátil e reclinável);
5) Conforto para dormir (uma boa cama);
6) Vizinhança tranquila e lugar arborizada e próximo a lugar para praticar corrida/caminhada.

Verificando tudo isso, adicionei a localização + móveis a comprar + pitada de bom gosto para tornar "cozy" meu cantinho e Voilà!!!! Duas semanas foram o suficiente para: Busca + Papelada + Vistoria + Compra de Móveis + Entrega + Arrumação + Organização + Toques Finais!  
O que falta: O sofá provavelmente vai ser quase que sempre a última coisa a ser entregue, pois só é manufaturado após comprado. Portanto, paciência! Enquanto isso, enjoy the carpet and the pillows!




Dicas: A Leroy Merlin é um ótimo local para a compra de tapetes e cortinas. Fique atento(a) às promoções. 

Dicas de sites:

www.bondfaro.com.br - site de busca de preços
www.mobly.com.br - bom para sofás
www.compracerta.com.br - altamente recomendado para eletrodomésticos
www.buscape.com.br
www.walmart.com.br - cafeteira Dolce Gusto vem com voucher em cápsulas para gastar!

Bye!