As noites do dia 19 e 20 de setembro, malgrée du clima et que j´étais très mal à la gorge, foram sensacionais. Isso porque fui apresentada pelo professor Ronan Kerrest a alguns amigos muito interessantes, três dos quais simplesmente INOUVIDABLES, INESQUECÍVEIS! Falo dos vinhos que conheci nas III e IV Degustação de Vinhos com o Professor Kerrest.
No dia 19 de setembro estava sem equipamento algum para tirar fotos, de forma que a degustação na Aliança Francesa restou um pouco prejudicada. Contudo, na ocorrida no Daniel Briand pude tirar bastantes fotos. Assim, vou considerar como uma só degustação e falar dos vinhos de ambas as degustações como se uma só fosse. Alors, allez-y!
Bem, para começar, deve-se dar créditos a Ronan Kerrest por escolher a Patisserie Daniel Briand como local de encontro. Um pedacinho da França em Brasília, com doces e salgados típicos, além de uma ótima localização, com decoração bucólica e emmeio a um belo jardim.
Para completar, Ronan, como acompanhamentos e harmonização do vinho, escolheu, além de pãezinhos quentinhos saídos do forno e água mineral (para limparmos o paladar e não ficarmos tão "altos), queijos tipicamente franceses, mas fabricados em Santa Catarina por uma francesa: Queijo Com Sotaque, disponível em: https://www.facebook.com/queijocomsotaque?fref=ts. Saint Paulin, Comte, o fortíssimo Munster.... hummmmm.... Serviram-nos também doces típico, fabricados no próprio Daniel Briand: Ópera (massa de amêndoas, creme de café e creme truffé de chocolate), Macarrons de cereja, Tuile au Caju.... Ai, ai...
O principal, claro, du vin, sem palavras!
1) Le Gravillas - Vendages 2007 - Sablet
De uma mescla de uvas Grenache, Roussane, Marssanme e Clairette, esse vinho branco fabricado em Côte du Rhône, região sudeste da França e conhecida pelo brilhantismo no cultivo de uvas para a produção do vinho, contém, a um primeiro olfato, notas de salinidade. Empós, oxigenado, percebe-se aromas cítricos de maçã verde, limão, abacaxi. O sabor vai evoluindo, de manteiga até brioche, sentindo-se ao final uma maior mineralidade. Teor alcoólico 13,5%. Aparência dourada. Harmoniza bem com aves ao molho, gruyère, gouda.
Um bom vinho.
2) Marsannay Domaine Jean Fournier 2008
O segundo melhor da noite do dia 20!Vinho branco produzido a partir de uvas de vinhas de 60 anos. 100% Ecocert, ou seja, um vinho orgânico sem o uso de agrotóxicos e, claro, Chardonnay! Proveniente da região de Bourgogne, esse vinho tem 14% de graduação alcoólica, possui aparência bela, com tom esverdeado na beira e límpido próximo à haste da taça. Aromas de mineralidade, madeira e maracujá. Harmoniza com muitos pratos, em especial frutos do mar e pescados. É comparado a um Grand Cru.
3) Château Lagorcé Bérnadas Moules en Médoc 2006
Cru Artisan da Região de Médoc, em Bourdeaux, com 60% Cabernet e 40% Merlot. Ótimo vinho! 12,5% de graduação alcóolica.
4) Domaine Chevalier Vinho Crozes 2010
Para alguns, o melhor da noite. Combinou muito bem com os doces. Sentia-se na boca uma sensação de frescor e potência. De uvas 100% Syrah, mais uma pérola de Côte du Rhône du Nord. Temperature de service: 17 -18 graus Celsius. 12,5% de graduação alcoólica. Cerca de R$180,00 a garrafa. Combina não só com doces, mas harmoniza com carnes vermelhas e grelhados.
5) Imagine - Château de la Mallevieille 2003
Safra antiga, 2003! Vinho da região de Bergerac, com uma gama de combinções de uvas: 50% Merlot, 15% malbec, 20% Cabernet Franc, 15% Cabernet Sauvignon! 13,15% de graduação alcoólica. Tendo Biau como produtor, do Sud-Ouest de Montravel, combina com carnes vermelhas, magret, caças, queijos e, claro, os doces de Briand! Excelente vinho, comparado facilmente, nas palavras do professor Ronan, a um Saint Emilion!
Continua...