quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O Hobbit



 
O que seria da vida sem um pouco de fantasia? É, quanto a mim, eu acho que seria um tanto quanto sem graça. Se eu já gostava de me aventurar no mundo dos livros, do cinema, das artes e das viagens, após o problema de saúde da mamãe (que mais posso considerar como um "Portal para a Realidade e Valorização das Coisas que Realmente Importam) a imersão foi ainda mais drástica. Sei que podem considerar como fuga, mas é fato que a vida é bem melhor de ser vivida quando você mescla a realidade com o que você gostaria que fosse (e com o que pode até existir e você não sabe, ué!).





Tolkien fez isso com maestria. E nos deixou uma herança e tanto! O Senhor dos Anéis, Contos Inacabados e, é claro, O Hobbit. Minha releitura começou hoje pela manhã. Que livro fantástico! Riqueza em detalhes de personalidade dos personagens e dos sítios nos quais se passa a história. Um mundo diferente, seres diferentes, alguns dos quais com essências tão ímpares! Hobbits, anões, homens, elfos, orcs... muita imaginação para uma pessoa só... Abastecimento da cabeça e do coração de quem lê. Sim, coração. Porque O Hobbit, muito além do que muitos podem pensar (aqueles que se julgam adultos ou velhos ou bourgeois-bohème demais), é uma bela e simples lição de valores. Valores esses necessários para um ser humano em qualquer idade. A coragem, o heroísmo e a amizade que não precisam ser concretizados em batalhas épicas para a sobrevivência de uma raça, mas que necessitam de aplicação diária na luta do homem contra ele mesmo e sua natureza imperfeita. Natureza essa da qual derivam as mais diversas mazelas, como maldade, egoísmo, inveja e doenças.


Tudo isso pode ser apreendido dessa leitura dedicada ao público infantil. E de quebra põe-se a imaginação para funcionar, podendo acreditar que até grilo pode vir a falar!

Recomendo comprar a edição de luxo da Martins Fontes, essa das fotos que postei. Linda, de altíssima qualidade e com ilustrações simplesmente belíssimas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário