terça-feira, 29 de julho de 2014

Os Reis Malditos - Vol 1



"O que caracteriza os homens fortes não é o fato de ignorarem as hesitações e as dúvidas que são próprias à natureza humana, mas somente o fato de poderem superá-las mais rapidamente". Essa frase, extraída da p. 208 do livro Os Reis Malditos reflete em resumo a personalidade de Felipe, O Belo, tal como ele é retratado em O Rei de Ferro, vol. 1 do citado livro. 

Os Reis Malditos ou Les Rois Maudits se trata de uma série de livros, dividida em 7 volumes, que disserta sobre a história da monarquia francesa, desde Felipe IV e sua desavença com os Cavaleiros Templários até o famoso episódio da Guerra dos Cem Anos. 

Um dia e meio. Foi do que precisei para concluir o primeiro volume. Romance histórico que prende a atenção do leitor e parece transpô-lo para o século XIV. Maurice Druon nos faz delinear um quadro das imagens de Paris e Londres da época, um ambiente nada parecido com o atual, desmunido de toda a beleza, luz e glamour pelas quais tais cidades são tão famosas. Romances históricos têm essa vantagem. Distraem-te ao mesmo tempo que te dão informações e conhecimentos úteis. E Druon faz isso de forma majestosa. 

Maurice Druon

O livro é tão repleto de boas passagens que fico em dúvida na escolha para citar. Há, claro, o momento em que Jacques de Molay amaldiçoa a monarquia e aliados enquanto incendeia na fogueira instrumento de sua condenação. O momento em que Izabel se apercebe de sua frieza e autodomínio, tal qual seu pai, também me chamou muito a atenção. Mas a pena imputada aos amantes das princesas Branca e Margarida... essa parte do livro é de matar (literalmente!)! Corpos nus amarrados e esticados em rodas, castração e pele arrancada de corpos vivos e, o abate final, a decaptação... tudo isso em praça pública.

Acabei de ler o Vol. 1, que está esgotado, mas que, por sorte, consegui o exemplar novinho em folha na biblioteca pessoal do André. Os vols. 2 e 3 estão a caminho, encomendados a partir da Estante Virtual. Para quem quer conhecer mais a História da França, considero uma leitura obrigatória. Para quem não se interessa pela História da França, mas simplesmente por uma boa leitura, recomendadíssimo!




Um comentário:

  1. Parabéns, Filha! Pela boa vontade de disponibilizar, de forma prática e de fácil entendimento, valorosas informações e conhecimentos essenciais para o crescimento cultural dos seus seguidores "assim, como eu". Continue...

    ResponderExcluir