Je suis desolée! Desculpem-me pelo desaparecimento. Conforme meu último post, estou de mudança e essa última semana foi tão turbulenta que me foi inviável escrever. Contudo, hoje o assunto é especial: Van Gogh!
Mamãe saiu às compras de supermercado há uns 2 anos, viu um livro com uma história em quadrinhos sobre Van Gogh e pensou: "Que interessante... deve ser uma história para crianças saberem um pouco sobre arte! Vou levar para a Belinha (minha irmãzinha que hoje conta com 8 anos de idade). Ao chegar em casa, mamãe folheou o livro e se deparou com algumas ilustrações um tanto quanto "adultas" demais para a idade da Bela e, assim, decidiu me dar. Eu amei! Mas, por algum motivo, não li de imediato. Acabei lendo essa semana, que estava sem tempo de ler algo mais longo. E simplesmente AMEI!!!
Sem dúvida o melhor quadrinho que li até hoje. Pura arte! As ilustrações do iugoslavo Gradimir Smudja já dispensam qualquer comentário.
Capa do Quadrinho
O enredo, por sua vez, é IM-PRES-SI-O-NAN-TE-MEN-TE fantástico! Tratar da doença mental de Van Gogh (que até hoje não se sabe se era transtorno bipolar, esquizofrenia, etc e ainda atrelada a daltonismo e/ou xantopsia) como um desvio de personalidade atribuído a um gato de alcunha Vincent (isso mesmo, um gato! E não é no sentido figurado!) e tratar Van Gogh como um homem hodierno de nome Theodore - o nome de seu pai, diga-se passagem - que sonhava pintar, mas não tinha talento é uma ideia e tanto!
Colorido lindo!
Contracapa
Para completar, o quadrinho ainda faz uma pequena viagem pelo mundo da arte, apresentando artistas como Eugéne Delacroix (o autor da minha obra favorita - La Liberté Guidant le Peuble - por que será?), Monet, Degas e Gauguin, amigo (ou inimigo) íntimo de Van Gogh.
Glossário com descrições de pintores e lugares relevantes na história
Enfim, uma obra de arte feita para ser lida, relida e apreciada, não só pela riqueza de conteúdo, como principalmente pela absurda beleza e mistura de cores!
Recomendadíssimo!
Detalhe 1: Zahar Editora mais uma vez arrasando!
Detalhe 2: O preço é excelente, embora não seja fácil de encontrar: cerca de R$10,00! O matérial é de ótima qualidade!
Abaixo, algumas obras do mestre para inspirar o dia!
Vaso Com Doze Girassóis - 1889 - Philadelphia Museum of Art
Autorretrato com a Orelha Cortada - 1889 - Instituto Courtland de Art - Londres
Autorretrato com Chapéu de Palha - 1888 - Museum Van Gogh - Amsterdam
Noite Estrelada Sobre o Ródano - 1888 - Musée D´Orsay - Paris
Quarto em Arles - 1888 - Museu Van Gogh - Amsterdam
Donc, C´est tout pour aujourd´hui!