Fé, fanatismo, amor, traição, ódio, resignação... Esses são alguns dos recheios que embalam o leitor de As Brumas de Avalon. Uma história sobre uma lenda conhecida: a do Rei Artur. Já havia lido, conforme até comentei em post anterior, sobre a lenda de Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda em As Mais Belas Histórias da Idade Média. Mas nada como ler os quatro volumes de Marion Zimmer Bradley.
Os esforços de Artur para unificar a Bretanha, uma saga contada desde antes de seu nascimento. Três irmãs: Igraine, Morgause e Viviane. Esta última, sacerdotisa de Avalon. Igraine com o poder da visão, mãe de Morgana e Artur. E Morgause, linda e perigosamente vaidosa. Uma história em que as mulheres são a chave de como tudo se sucedeu. Mulheres fortes, imbuídas de forte personalidade e caráter. Em todas as fases da história, as mulheres é que compõem os papéis de destaque. Os homens são personagens pouco interessantes, fracos e que não esporadicamente são feitos de marionetes. Isso ocorre quando Igraine, Morgause e Viviane ainda são jovens. Permanece na fase adulta das vidas de Morgana e da rainha Guinevère. E segue com Nimue, filha de Lancelote com Elaine.
Artur, Kevin, o Merlin, Lancelote e até mesmo Gwdion, filho fruto de um incesto, todos são ao longo da história manipulados pelas mulheres em quem confiam e admiram.
Tudo isso tendo como plano de fundo a guerra entre bretões e saxões, entre cristianismo e paganismo.
A saga é composta por quatro volumes:
- A Senhora da Magia
- A Grande Rainha
- O Gamo-Rei
- O Prisioneiro da Árvore
A personagem mais incrível do livro é, sem dúvidas, Morgana. O livro é em terceira pessoa. Mas por vezes há Morgana na primeira pessoa, com seus pensamentos, suas certezas e dúvidas. Morgana que, desde pequena, tem o poder da Visão. Que ainda criança foi levada por sua tia Viviane para Avalon, para ser treinada e educada como sacerdotisa. Amava e era amada com fervor e durante toda a sua vida, passando por experiências ímpares. Malgrado chamada de bruxa, feiticeira e pagã, era admirada e respeitada até pelos seus inimigos, como no caso da rainha Guinevere. Marion Zimmer nos mostra uma faceta da lenda de Morgana bem diferente da que estamos acostumados a ler e/ou escutar.
Podem ser facilmente encontrados no site das Lojas Americanas e está por um preço incrível: menos de R$50,00 os quatro volumes... Quando penso que comprei os dois primeiros volumes por R$44,00 cada na Livraria Cultura...
Leitura recomendada! Mas é bom advertir: a lenda do rei Artur vicia! Já estou com os três volumes de Bernard Cornwell comprados e ansiosa para iniciar a leitura!
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário