quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os Reis Malditos - Vol. 2

EXCEPCIONAL! Essa, na minha opinião, é a palavra certa para A Rainha Estrangulada, volume 2 da série de Maurice Druon, Os Reis Malditos. Nesse volume, com a morte de Felipe, o Belo, seu filho, Luís, conhecido como Cabeçudo, assume o trono e também uma postura bem distinta da de seu pai. Preocupado com sua reputação de traído e em conseguir a anulação do casamento para casar novamente, Luis deixa a mercê da sorte o povo francês, que passa fome em meio a um inverno inclemente. Enquanto isso, ambição, traições, mentirar e brigas por poder permeiam o cenário da corte francesa do século XIV. 



Robert D´Artois, assim como no volume 1, assume papel de destaque. Giocco, rapaz ambicioso e embusteiro, também é outro personagem que assume um significado interessante e parece prometer mais nos capítulos seguintes. 

Por sua vez, Rainha Margarida, presa na fortaleza de Château-Gaillard, demonstra uma personalidade bem diferente do esperado...

Mas são Carlos de Valois e Enguerrand de Marigny que roubam a cena. A guerra fria instalada entre esses dois personagens e o jogo de poder que transita durante a história em razão deles é que faz esse livro ser tão bom. Na terceira parte do livro, em seu capítulo VI, encontrei os textos que julguei mais interessantes. Os sentimentos e percepções de Marigny antes e após sua condenação mudam drasticamente. A sua descoberta como um ser humano acima da posição que ocupava parece fazê-lo compreender e até aceitar de forma resignada seu destino.



Esse romance histórico promete! Sigamos para o volume 3: Os Venenos da Coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário