Insônia? A leitura de um conto acompanhada de um chá quente de camomila cai muito bem, não? Depende...do conto que você escolhe para ler. Essa noite caí na besteira de ler "A Queda da Casa de Usher", do mestre Edgar Allan Poe. Um conto ótimo, porém assustador e nada recomendado para quem mora só e é medroso como eu!
Poe conta a história de um homem que vai, a pedido, visitar seu amigo na mansão de sua família, os Usher. Nada de spoiller para não estragar a leitura de quem se interessa por histórias de mistério, mas o conto de 20 páginas possui ingredientes que resultam em uma receita de terror certa: mansão misteriosa, personagens com perturbações nervosas, morte, catalepsia...
O conto pode ser baixado e lido pela internet. Acho que até já virou domínio público. Mas eu o li a partir do livro Contos de Imaginação e Mistério, da Editora Tordesilhas, com lindas ilustrações de Harry Clarke.
Ler Poe é um prazer que eu somente conheci na idade adulta. Porém, indicado para todas as idades, inclusive crianças e adolescentes, malgrado a carga de suspense e histórias de horror. Poe motiva nossa imaginação, desenvolve nosso raciocínio e nos inspira.
À demain!
Nenhum comentário:
Postar um comentário